domingo, 25 de dezembro de 2011


15º Dia – O que você daria em troca de sua alma?

Quando damos os nossos dízimos e ofertas para Deus, estamos fazendo sacrifício material e Ele promete abrir as janelas do céu e derramar bênçãos sem medida sobre nossas vidas (Malaquias 3.10). Do mesmo jeito, Jesus promete para aqueles que negarem a si mesmo, dizendo não às suas vontades e fazendo a vontade Dele, ou seja, fazendo sacrifício espiritual, uma vida eterna ao seu lado, lá no céu (Mateus 16.24).
Mas vocês sabiam que em uma passagem Bíblica o Apóstolo Paulo nos mostra que devemos fazer muito mais? Vejam o que ele, usado pelo Espírito Santo diz nesse versículo: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12.1
Sabe crianças, ele está pedindo para aqueles que seguem a Jesus se dar em sacrifício racional, santo e que agrade a Deus. Mas o que isso significa? Significa que devemos adorar a Deus através do louvor e da oração de maneira inteligente, por que é a assim que Deus gosta. Para adorar a Deus não precisa ficar gritando, rodando, ou rolando no chão, pois isso não é inteligente. Devemos fechar os nossos olhos, concentrar o nosso pensamento em Deus, nos esquecendo de tudo, se preocupar apenas em dizer para Ele que O amamos, o adoramos, falarmos palavras bonitas para Ele e cantarmos louvores. Isso sim é uma maneira inteligente de prestar culto para Deus.
Dessa forma crianças o Espírito Santo dá a direção, orienta e conduz o nosso louvor e oração e podemos contemplar Jesus à vontade, livremente e de forma natural, conversar com Ele da maneira que Deus gosta.


14º Dia- O Reino dos Céus é para quem sacrifica

Através das mensagens que dia a dia temos levado para vocês, nesse período do jejum de Daniel falando sobre sacrifício, vocês estejam entendendo melhor o que ele significa, não é mesmo crianças? Sacrificar é colocar toda força para fazer a vontade de Deus.
Deus sempre fez de tudo para que as pessoas deixassem de lado as coisas erradas e fizessem a vontade Dele. Abandonasse a mentira, o engano, a falsidade, etc. Antes de Jesus vir a ao mundo morrer por amor a cada um de nós o profeta João Batista saia pelos vales e aldeia pregando o arrependimento. Ele dizia: Se arrependam dos seus caminhos errados e se voltem para Deus. Mas vocês acham que todas as pessoas davam ouvidos a Ele. Não, de forma alguma. Somente as pessoas sinceras confessavam para Deus os seus pecados, se arrependiam e passavam a fazer a vontade de Deus. Mateus 3.1-10
Sabe crianças, o pecado afasta as pessoas de Deus e faz com que elas vivam uma vida de sofrimento, tristeza e dor e não é isso que Deus deseja para nós. Ele quer que venhamos desfrutar do amor, paz e alegria que só Ele pode nos dar. Mas para isso é preciso primeiro abandonar os erros e isso requer sacrifício, ou seja, um grande esforço da sua parte. É assim mesmo crianças, se desejamos ter a resposta de Deus para nossa vida, e o Espírito Santo, precisamos dizer não para as coisas erradas.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

13° Dia – A falta do Óleo


13° Dia – A falta do Óleo

Não podemos jamais deixar faltar o Espírito de Deus em nossas vidas. Crianças, além de sermos obedientes, de fazermos coisas boas, precisamos também buscar Jesus para sermos cheio do Espírito Santo. Temos que estar sempre vigiando para não perdermos o que Deus nos deu.
Na Bíblia, no Livro de Mateus 25:1-13, o Senhor Jesus contou uma história para nos explicarmos sobre isso:
Nessa história, dez moças se prepararam para esperar o noivo para ir com ele para a festa. Mas entre as dez moças, cinco eram cuidadosas e cinco delas eram descuidadas. Elas estavam animadas para participarem do casamento e estavam ansiosas para a hora de começar a festa. Era noite, e não havia iluminação nas ruas, cada uma das dez moças levou uma lanterna para iluminar o caminho. Só que as moças cuidadosas pensaram: “Se o noivo demorar muito pode ser que acabe o óleo da lanterna e ficaremos no escuro. É melhor levar um pouco mais”. Então como prevenção, elas encheram uma vasilha com óleo.
As moças descuidadas, nem pensaram nisso. E sabe o que aconteceu crianças? O noivo demorou a chegar, e elas de tão cansadas acabaram dormindo.
Quando o noivo apareceu, ah… que pena! Elas não tinham reserva, o azeite estava acabando e a lâmpada se apagando. Elas tiveram que sair correndo tarde da noite para comprar mais azeite. Quando elas voltaram já era tarde, todos já estavam na festa, com o noivo, inclusive as cinco cuidadosas e ninguém abriu a porta para elas entrarem.
Sabem crianças, algumas pessoas são tão descuidadas com as coisas de Deus quanto aquelas moças. Nessa história Jesus deixou claro que, quem não se preparar agora, não poderá participar da festa no Céu, quando Ele voltar.
E o óleo, o que significa? O óleo significa o Espírito Santo. E agora com o jejum de Daniel, é a oportunidade de nos enchermos Dele.
Só aqueles que obedecem ao Senhor Jesus tem o direito de receber o PODER DE SE TORNAREM Filhos de Deus. Estes, sim, estão prontos a receber o Espírito Santo para não faltar Jesus em sua vida.

12° Dia – Mensagem para os Valentes


12° Dia – Mensagem para os Valentes

Deus jamais exigirá dos Seus filhos uma fé além daquela que Ele já deu para eles.
Vocês se lembram do que Jesus disse?“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue (sacrifício), tome a sua cruz (sacrifício) e siga-Me (sacrifício).” Mateus 16.24
Vocês sabiam que o tamanho da fé é medido pelo sacrifício que cada pessoa faz, ou seja, pelo esforço dela? E somente os que crêem em Jesus de todo coração fazem grande esforço por Ele. Vocês se lembram do primeiro e grande mandamento? “Ame o Senhor, seu Deus,com todo coração, com toda alma, com toda mente e com todas as força”. Marcos 12.30. Nesse versículo Jesus está nos ensinado que para receber o tudo de Deus, devemos sacrificar o coração, a alma a mente e a força, ou seja, nos esforçar o máximo para fazer a vontade Dele obedecendo a Sua Palavra.
A Bíblia conta a história de um jovem rico, que chegou perto de Jesus e perguntou para Ele o que podia fazer para herdar a vida eterna. E ele respondeu para o jovem, que ele precisava cumprir todos os mandamentos. Todo feliz, achando que fazia tudo certinho, o jovem respondeu para Jesus que desde pequeno cumpria os mandamentos, ou seja, não matava, não roubava, não falava coisas falsas dos outros, e obedecia ao seu pai e sua mãe. Na verdade isso era o que ele pensava, mas Jesus lhe disse: “Ainda te falta uma coisa, vende tudo que você tem e dá para os pobres (sacrifício), depois me siga (sacrifício.” Lucas 18.18-23. Ah, crianças! Aquele jovem ficou muito triste e foi embora. Sabe por quê? Por que era muito rico e teria que sacrificar os bens e a vida para Jesus. Ali ele mostrou que não tinha fé nem era obediente.
Sabe crianças, não podemos dizer que temos fé se não nos esforçarmos para obedecer a Palavra de Deus, como fez Abraão, que não negou oferecer o seu filho Isaque para Deus, por isso ele foi considerado amigo de Deus e é nosso pai na fé. Ele mostrou que tinha fé através da sua atitude. Então, que tal a partir de hoje tomarmos a atitude de mostrar a nossa fé nos esforçando para obedecer a Deus?

11° Dia – Sacrifício pela VIDA


11° Dia – Sacrifício pela VIDA

Vocês sabiam que o entendimento de sacrifício começou lá no Jardim do Éden? Bem antigo não é mesmo? Deus precisou sacrificar um animal para com sua pele fazer roupas e cobrir a nudez de Adão e Eva. Depois que eles pecaram, perceberam que estavam sem roupa e o diabo sugeriu para eles se vestirem com folhas de figueira. Que grande engano! Não havia sacrifício algum em tirar umas folhas da árvore e se vestir. O diabo quis enganá-los fazendo pensar que não era preciso fazer nenhum esforço para se vestir.
Assim como não havia outra maneira de salvar a humanidade sem o sacrifício que Jesus Fez na cruz do Calvário, Deus não viu outra maneira de cobrir a nudez de Adão e Eva sem matar um animal, caso contrário ele faria diferente.
Na verdade crianças, para se alcançar alguma coisa é preciso sacrificar. Para que você amanhã tenha uma boa profissão precisará estudar muito, e isso vai exigir um grande sacrifício da sua parte. Terá que acordar cedo, deixar de brincar para estudar, etc. Para ser um atleta ou jogador de sucesso é preciso treinar muito, deixar até mesmo de se divertir. Da mesma forma, para ter um encontro com Deus e receber o Espírito Santo é preciso sacrificar a própria vontade, ou seja, deixar de fazer o que quer e deseja para fazer a vontade de Deus. Jesus disse: “Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.” Mateus 16.25
Sabe crianças, o diabo não gosta do sacrifício, ele sempre quer fazer as pessoas pensarem que podem conseguir tudo fácil. Jesus falou: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me.” Mateus 16.24. Com esse versículo Ele nos ensina três regrinhas básicas para aceita-Lo de todo coração como nosso Salvador: a 1ª é negar a si mesmo, que significa dizermos não a nossa própria vontade, a 2ª é tomar a cruz, ou seja, se esforçar para fazer a vontade de Deus e a 3ª segui-Lo. Todas as três regrinhas exigem muito sacrifício, mas nós que cremos estamos dispostos a cumpri-las não é mesmo?

10° Dia – Os valentes de Davi


10° Dia – Os valentes de Davi


O Rei Davi tinha em seu exército quarenta homens especiais, desses quarenta, trinta eram muito especiais, e três desses trinta era superespeciais. Ser especial é bom, ser muito especial, melhor ainda e ser superespecial é excelente. Mas quem eram esses superespeciais? O principal dos três era Josebe-Bassebete, ele agitou sua lança contra 800 homens e os feriu de uma só vez. O outro era Eleazar, este era valente, e em uma batalha lutou contra os filisteus até sua mão ficar grudada na espada. O 3º era Sama, ele certa vez, se colocou no meio de um terreno cheio de lentilhas quando Israel fugia dos filisteus e feriu sozinho a todos eles. Por causa dele o Senhor realizou grande vitória naquele dia.
Vocês se lembram dos trinta muito especiais?  Também entre eles houve três que, perto do tempo da colheita, desceram para ficar com Davi na caverna de Adulão. Essa caverna era a fortaleza de Davi, onde ele se protegia dos inimigos, mas uma tropa de filisteus se acampou no vale do Gigante, bem próximo dali. Um dia, Davi sentiu vontade de beber água do poço que ficava perto do portão de Belém. Esses três valentes partiram pelo acampamento dos filisteus e tiraram água do poço junto à porta da cidade de Belém e levou para Davi, sem ter medo do inimigo. Que coragem eles tiveram não é mesmo?
Observaram como o exército do rei Davi era cheio de homens que se destacavam? Porém, somente três deles conseguiram ser superespeciais. Sabe por quê? Por que se esforçaram muito mais. Assim também acontece conosco. Para sermos superespeciais precisamos colocar toda nossa fé no Deus vivo.
Hoje, o Espírito de Deus está procurando mulheres e homens com a mesma fé dos três valentes superespeciais, para instalar o Seu Reino no coração dos humildes e sinceros, que se encontram presos nas garras dos filisteus.
Não basta apenas ir a EBI, é preciso se esforçar para fazer a vontade de Deus e ser o melhor em tudo, ser superespecial.“Porque, quanto ao SENHOR, Seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dEle…” 2 Crônicas 16.9

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

9° Dia - Quem ousa desafiá-Lo?


9° Dia - Quem ousa desafiá-Lo?



A criança que é nascida do Espírito está em vantagem sobre as outras pessoas. Sabe por quê? Porque a criança não está presa ao relacionamento afetivo, ou seja, o seu coração é livre. Assim como a pessoa solteira, que ainda não se casou, ela pode dedicar o seu tempo unicamente à leitura e à meditação da Bíblia, orar e adorar a Deus, como fazia o bispo Macedo, quando, também, era solteiro!

Sabe o que aconteceu? Por volta dos seus 20 anos, enquanto lia a história de Davi, um trecho lhe chamou a atenção e lhe trouxe grande alegria. 
Quando o pai de Davi o enviou para levar alimento para seus irmãos e saber como estavam, enquanto falava com eles, Davi se deparou com Golias, um gigante do exército dos filisteus, que durante quarenta dias, diariamente, desafiava os soldados de Israel para lutar com ele. 
“Enquanto Davi estava falando com ele, Golias avançou e desafiou os israelitas, como já havia feito antes. E Davi escutou. Quando os israelitas viram Golias, fugiram apavorados”. 1 Samuel 17.23, 24 

Davi era apenas um garoto, inexperiente, sem condições físicas nenhuma de servir o exército de Israel. No entanto, não teve medo do tamanho de Golias, muito menos da sua armadura especial. O menino-pastor, cheio de fé no Deus de seus pais, se revoltou com aquela afronta e disse: “… Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” 1 Samuel 17.26.
O Espírito Santo convocou, aos 20 anos, o Bispo Macedo para enfrentar o inferno da Babilônia e o canal de TV que desafia o povo de Deus. Hoje, a IURD tem convocado pessoas dos quatro cantos da Terra, com o mesmo espírito de Davi, para enfrentar os filisteus, pois o espírito de Golias continua aqui na Terra, através da televisão, desafiando o exército do Deus Vivo de Abraão, Isaque e Israel. Nós, que cremos, não vamos assistir a esse canal.

8º Dia- Tropa de Elite do Espírito


8º Dia- Tropa de Elite do Espírito



Você já observou como os soldados são preparados para o exército? Eles são treinados para controlar suas emoções e sentimentos, e sabe por quê? Porque na guerra eles não podem pensar no momento em que tiver que destruir os inimigos, caso contrário, os inimigos vencem eles. Porém, mesmo com esse treinamento eles ainda não são os melhores. Existe outra classe de soldados chamada de tropa de elite, esses sim são os melhores. Eles são escolhidos entre os melhores soldados, e o treinamento deles e mais rigoroso ainda. A mente deles é treinada para suportar a dor, já imaginou isso, não sentir dor? Mas por que é preciso treiná-los assim? Porque se eles não forem capazes de vencer suas emoções, como a dor, vontade de chorar, etc., como poderá vencer o inimigo? Precisamos primeiro aprender a vencer as coisas que estão dentro de nós, como o medo e a dúvida para depois vencer os problemas que estão ao nosso redor, ou seja, do lado de fora.
Todos os nascidos do Espírito Santo fazem parte da Tropa de elite Celestial. Todos são fortes e todos vencem, porque tem o mesmo Espírito e o mesmo poder, pois está escrito:
 “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 2 Timóteo 1.7
Deus tem armado seus filhos tão bem que não tem como o inimigo (diabo) vencê-los. Os nascidos de Deus nunca perdem, mesmo quando parece estar perdendo, não está, pois na verdade estão sendo preparados para coisas maiores. Tudo coopera para o bem deles, tudo mesmo, principalmente as dificuldades. E não se esqueçam, ganhando ou perdendo os nascidos de Deus sempre vencem!

7º Dia - De carne para espírito


7º Dia - De carne para espírito



Somos tão sensíveis aos desejos do nosso coração, que às vezes não conseguimos dizer não para eles e acabamos fazendo o que não queríamos fazer, mesmo sabendo que é errado. Hora ouvimos uma voz dizendo, faça, outra hora ouvimos, não faça. Sabe o que é isso? É o nosso espírito lutando com os nossos desejos.  O que fazer nessa hora? Devemos parar e pensar um pouco, analisar se aquilo irá ou não agradar a Deus.
Quando fazemos as coisas sem pensar, acabamos fazendo o que não é certo e o diabo rir da gente. Por isso, precisamos ter a natureza de Jesus e não a de Adão que desobedeceu a Deus. Quando somos guiados pelo Espírito Santo passamos a ser espirituais e não carnais. Carnais e espirituais, o que significa isso? São considerados carnais aqueles que se deixam levar pelas próprias vontades, como por exemplo, quando sentem o desejo de pegar algum objeto que não lhe pertence e pegam, quando são tentados a mentir e mentem, etc. Já os espirituais são aqueles que dão ouvidos a voz de Deus e se esforçam para fazer o que a Palavra Dele ensina. Os espirituais não ficam em desvantagem com o diabo e vencem tudo através da fé, porque Jesus os guarda e os livra de todo mal.
“...porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo”. 1 João 5.4
“Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o maligno não pode tocar nele”. 1 João 5.18

6° Dia - Sete Espíritos


6° Dia - Sete Espíritos

Deus derrama do Seu Espírito sobre todas as pessoas que O buscam, porque ele entende o problema de cada um.
A Bíblia fala no livro de Isaias sobre os Sete Espíritos. Isso não significa que são Sete Espíritos Santos, mas as Sete qualidades do Espírito Santo.
“Repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” Isaías 11.2
Essas qualidades são a grandeza do Espírito Santo, que penetraria no corpo físico de Jesus, sim porque Jesus já esteve aqui na terra em um corpo como o nosso. Através do Espírito Santo, Ele teria condições para suportar as investidas do inferno durante Sua missão aqui na terra. Depois de receber o Espírito Santo, Jesus passou a ter o Senhor, a Sua sabedoria, o Seu entendimento, o Seu conselho, a Sua fortaleza, o Seu conhecimento e o Seu temor.
Nos dias de hoje, o Espírito Santo continua fazendo o mesmo nos seus filhos, colocando neles as Sete qualidades do Espírito. Sabe o que isso quer dizer? Que não há problema que não possa ser resolvido através do Espírito Santo. Mas, como filhos de Deus, precisamos estar preparados para receber a Sua Plenitude, ou seja, tudo Dele,  e só conseguiremos isso, aprendendo mais e mais da Sua Palavra, para então, passarmos a entender a Sua vontade. Só assim não seremos enganados por ninguém, nem induzidos a fazer o que desagrada a Deus.

5º Dia- As Duas Ofertas


5º Dia- As Duas Ofertas


A Bíblia fala sobre a Arca da Aliança. Ela era sagrada e representava a presença de Deus no meio do seu povo. Certa vez os filisteus, um povo que era inimigo do povo de Deus, durante uma batalha, roubou a Arca e levou para a cidade deles. Por causa disso, muitas coisas ruins aconteceram com eles. A mesma coisa acontece com as pessoas que ficam para si com os Dízimos e as ofertas, os dois são elementos consagrados para Deus e não podemos ficar com aquilo que pertence a Ele.

A passagem da Bíblia onde Deus fala para Seu povo trazer os dízimos e ofertas na igreja, Ele também promete repreender o espírito devorador que destrói as coisas. É Por isso que aqueles que não ficam para si com os Dízimos e as ofertas são abençoados, porque Deus repreende toda maldição em suas vidas.

É o Espírito Santo que nos dá a direção de como devemos dar as nossas ofertas. Às bênçãos de Deus vem em nossas vidas através da obediência e para obedecermos a Ele precisamos nos esforçar muito e isso é um sacrifício. Você precisa se esforçar para acordar cedo e ir à escola, para suportar os insultos dos colegas, para não mentir, não falar coisas feias, para ser uma criança diferente, quando faz isso está se sacrificando e isso também é uma oferta que você está dando para Deus. Mas precisa fazer isso sem ficar triste, pelo contrário, deve fazer com muita alegria. Não se esqueça! Para receber o Espírito Santo é preciso se esforçar e dar o melhor do seu coração para Deus.

“Que cada um dê a sua oferta como resolveu, não com tristeza, nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” ( 2 Coríntios 9.7 NTLH).

4° Dia - Nascer do Espírito Santo e batismo no Espírito Santo


4° Dia - Nascer do Espírito Santo e batismo no Espírito Santo


O batismo no Espírito Santo e o ser nascido do Espírito Santo são duas coisas diferentes, porém para ser batizado com o Espírito é preciso primeiro nascer do Espírito, ou seja, ser uma nova pessoa, com um comportamento diferente.  E a Campanha do Jejum de Daniel tem exatamente esses dois objetivos, fazer com que as pessoas que são sinceras e deixaram de lado as coisas que desagradam a Deus, nasçam de Deus (no Espírito Santo) e sejam batizados no Espírito Santo.
 “Mas, a todos quantos O receberam (Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Espírito de Deus).” João 1.12-13
Não se esqueçam que nunca receberá o Espírito Santo aqueles que vivem desagradando a Deus com atitudes erradas. É preciso primeiro se arrepender e passar a ter boas atitudes, quando isso acontece é porque a pessoa nasceu de novo, ai então, ela será batizado com o Espírito Santo.